os traços e cores de Rui de Oliveira


Rui de Oliveira é um dos maiores artistas gráficos brasileiros. No "Três Anjos Mulatos do Brasil" põe sua arte a serviço da história. Com um texto simples e exato ele nos conta as vidas de três heróis brasileiros: Aleijadinho, Mestre Valentim e Padre João Maurício. Difícil melhor escolha. Os três anjos mulatos de Rui marcaram com seus trabalhos o começo de uma arte de traços próprios no Brasil. Suas vidas e suas obras contribuíram largamente para a formação inicial de nossa gente e cultura.

Os muitos livros de Rui de Oliveira têm, como Entre Sonhos e Tempestades sobre três peças de Shakespeare, a virtude de textos claros e elegantes e a sedução irresistível de placas e placas em que o olhar imerge, se surpreende, maravilha-se. Cada livro é uma visita a uma exposição em que se sucedem trabalhos de excepcional refinamento e delicado colorido.

A paixão de Rui pelo desenho animado explicará talvez em parte a sensação que fica ao leitor, olhando as imagens, de que também estas, mais que uma ilustração (o que não seria pouco) são parte integral da narrativa. De estórias, nunca gratuitas, de encantamentos, desafios e legendas com que vivemos nós os brasileiros.


©2017 criado por Afonso José Sena Cardoso