o teatro


O show comemorativo dos *0 anos de Joel Nascimento, do último dia 20, foi no Teatro Municipa; de Niterói. Solange e eu nunca estiveramos nessa pequena joia.

O teatro é de 1827, sede da Sociedade Filodramática da Praia Grande. Teve altos e baixos ao longo do tempo, após um período áureo sob o controle de João Caetano. Em 1990 foi tombado, provavelmente quando pouco faltaria já para tombar.no descaso usual A restauração, primorosa, levou quase 5 anos. Foi reinaugurado em 1995 e - talvez a melhor das notícias - funciona desde então com manutenção perfeita.

A foto acima e as imagens de Solange no Facebook explicam nosso maravilhamento. Nada mais adequado à nossa história e ao nosso clima. As poltronas em madeira de lei, com assento e costas de palhinha. O pousa-pés que torna ainda mais confortável qualquer espetáculo.

O programa da casa está sempre cheio. Sinal de que funciona efetivamente na promoção da cultura. A falta de salas para teatro, música e dança é um problema óbvio em todo o país. Tem um preço alto para a cultura. Não apenas pela necessidade de locais adequados para a apresentação de espetáculos que podem contar com público em todo o país, mas sobretudo pela inexistência de locais dignos, com características profissionais, para abrigar peças, shows e balés regionais e locais cuja vitalidade é sempre importante para a cultura nacional como um todo.


©2017 criado por Afonso José Sena Cardoso